FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A Proposta Pedagógica do Colégio Dimitri Marques fundamenta-se na missão, princípios e visão de “Um olhar voltado para o futuro” com construções ativas no presente que o favoreçam.
MISSÃO
- Atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, em harmonia com conceitos técnico-pedagógicos, valores e participação da família.
- Buscar os melhores resultados acadêmicos de nossos alunos.
PRINCÍPIOS:
- Aprimoramento constante dos processos escolares;
- Bom relacionamento com a nossa comunidade;
- Fortalecimento da marca de “Escola forte”;
- Manutenção do controle da disciplina;
- Sistematizações de ações pautadas em dados;
- Adequação de processos educacionais;
- Construção do conhecimento;
- Formação e competência profissional;
- Excelência na prestação de serviços;
- Relações afetivas e solidárias;
- Incentivo ao aprimoramento e pesquisa;
- Cuidado com a vida: de si, do outro e do Planeta;
- Interação entre comunidade, escola e família.
VISÃO
Ser referência em educação entre as escolas de Ensino Infantil ao Ensino Médio, reconhecida por excelência acadêmica e formação de valores; Vivenciar e estabelecer um consistente empreendedorismo educacional, social e cultural para nossos diversos alunos, capacitando-os a prosseguir a sua escolaridade nas instituições.
Consideramos a Educação Infantil o primeiro alicerce, o lugar do pré-preparo do terreno a fim de ser bom para plantar informações, propor vivências, iniciar o processo de transformação da informação em conhecimento, gerando ferramentas positivas para o Ensino Fundamental I.
CONCEITO
Baseados no RCN para este segmento, levamos em consideração:
- Interação;
- Interação;
- Diversidade e individualidade;
- Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios;
- Resolução de problemas;
- Proximidade com as práticas sociais reais;
- Educar crianças com necessidades especiais.
Dando destaque para os objetivos gerais do mesmo documento que prevê:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.