Proposta

Educação Infantil

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta Pedagógica do Colégio Dimitri Marques fundamenta-se na missão, princípios e visão de “Um olhar voltado para o futuro” com construções ativas no presente que o favoreçam.

MISSÃO

  • Atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, em harmonia com conceitos técnico-pedagógicos, valores e participação da família.
  • Buscar os melhores resultados acadêmicos de nossos alunos.

PRINCÍPIOS:

  • Aprimoramento constante dos processos escolares;
  • Bom relacionamento com a nossa comunidade;
  • Fortalecimento da marca de “Escola forte”;
  • Manutenção do controle da disciplina;
  • Sistematizações de ações pautadas em dados;
  • Adequação de processos educacionais;
  • Construção do conhecimento;
  • Formação e competência profissional;
  • Excelência na prestação de serviços;
  • Relações afetivas e solidárias;
  • Incentivo ao aprimoramento e pesquisa;
  • Cuidado com a vida: de si, do outro e do Planeta;
  • Interação entre comunidade, escola e família.

VISÃO

Ser referência em educação entre as escolas de Ensino Infantil ao Ensino Médio, reconhecida por excelência acadêmica e formação de valores; Vivenciar e estabelecer um consistente empreendedorismo educacional, social e cultural para nossos diversos alunos, capacitando-os a prosseguir a sua escolaridade nas instituições.

Consideramos a Educação Infantil o primeiro alicerce, o lugar do pré-preparo do terreno a fim de ser bom para plantar informações, propor vivências, iniciar o processo de transformação da informação em conhecimento, gerando ferramentas positivas para o Ensino Fundamental I.

CONCEITO

Baseados no RCN para este segmento, levamos em consideração:

  • Interação;
  • Interação;
  • Diversidade e individualidade;
  • Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios;
  • Resolução de problemas;
  • Proximidade com as práticas sociais reais;
  • Educar crianças com necessidades especiais.

Dando destaque para os objetivos gerais do mesmo documento que prevê:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.